Páginas

A Elite


O amor é um medo belo." p.73

Livro contínuo de A seleção, em A Elite lemos mais uma parte da história de America, Aspen e Maxon. Agora, no concurso para seleção da próxima rainha de Illéa, restam somente seis garotas. E America é uma delas.

"Isso não é justo, Maxon - eu murmurei - O que eu
 seria capaz de dar em troca?

Ele abriu um sorriso.

- Tudo o que quero é que você prometa ficar comigo, ser minha. 
Às vezes, você não parece ser real. Me prometa que vai ficar" p. 94

Ela está quase decidindo seu futuro: Maxon. No entanto,  ainda não sabe se pode lidar com o fardo da coroa, se poderia vir a ser uma boa rainha para o seu devastado país. Por isso, pede tempo.

Mas com o tempo aparecem mais incertezas, que a faz repensar todo o seu futuro. Marlee, sua grande amiga e concorrente ao trono, é pega aos beijos com um guarda no Palácio e é rebaixada a casta 8, sendo banida e chicoteada na frente de todos. Com raiva e decepcionada com Maxon, por permitir tamanha atrocidade, ela se afasta do príncipe.

Claro que, ao ver seu futuro com América distante, e sabendo que tem que se casar obrigatoriamente com uma das seis garotas, Maxon começa a notar mais as qualidades das demais integrantes da disputa. Lógico que América sente ciúmes.

Contudo, ela não pode deixar de se aproximar de Aspen... Os beijos dele a acalmam e a fortalecem. (Adendo: como que ela pôde trair Maxon, ainda mais sabendo do destino que teve sua grande amiga?!)

"Para Maxon, parecia ser muito fácil me dar coisas - até 
ressuscitar um feriado por minha causa, para garantir 
que eu tivesse do bom e do melhor -, porque ele tinha 
o mundo à disposição. E lá estava Aspen: me dando
 preciosos momentos roubados e uma ninharia para manter-nos
 conectados. E a impressão era de que ele me dera muito mais." p.151

Em meio aos conflitos amorosos, Illéa está passando por uma grave crise e o Palácio é constantemente invadido. Quem são os invasores? O que querem? E afinal, o que quer o coração de America?

Como podem notar ao ler a resenha de A Seleção, primeiro livro da trilogia da autora americana Kiera Cass, terminei a leitura completamente encantada. Tanto o é que corri para ler A Elite. Mas, infelizmente, dessa vez termino decepcionada.

O livro continua bom, não se enganem. Mesmo não sendo nada fenomenal é viciante. No entanto, a autora pecou em alguns aspectos. Isto porque, estranhamente tenho que dizer que não gostei do foco demasiado no romance, não dando foco a sociedade futura em que se passa o livro.  Queria muito conhecer Illéa e também os revoltosos nortistas e sulistas...

Além disso, o romance do triângulo, que virou quarteto, não me apeteceu. O foco ficou muitos nos sentimentos conflitantes – e totalmentes sem noções de América –, fazendo com que não houvesse  como conhecer os protagonistas. Aspen pareceu um cachorrinho em volta do osso, já Maxon se mostrou forte, mas quase um traidor.

É estranha a situação. Em nenhuma outra trilogia vi algo tão: hoje gosto de rosa, amanhã de azul, mas quem sabe o futuro se aparecer o amarelo? America é imprudente e volúvel, e não deixei de pensar que, apesar de ser supostamente o grande entrave, a coroa é o que a faz pender em alguns momentos para Maxon.


0 comentários:

Postar um comentário